quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Expectativas


Expectativa é algo por menor que seja sempre está presente em nós.
É inevitável a tendência que se tem de esperar por algo, ou que alguém, ou que alguma coisa aconteça.
Uns esperam mais outros menos, mas sempre existe a espera.
A espera que o outro faça, fale, aja como queremos, e quando não acontece ficamos frustrados, magoados, com raiva e tristes com aquela pessoa.
Alguns agem de determinada maneira, na espera que o outro vá agir de maneira semelhante, mas nem sempre é assim a decepção, que vem em certos casos é grande, e a expectativa dá lugar à raiva por não ter sido atendida a expectativa.
É certo de se o outro não sabe o que se espera dele, ele certamente não atingirá a expectativa, pela falta de conhecimento e também pela não obrigação.
Penso que ninguém deveria ser ou agir de modo à sempre agradar a alguém, se não é da sua vontade ou se está fora do alcance.
Expectativa desde que usada de forma saudável, nos dá a condição de vida, ou seja, de ainda esperar algo de bom de alguém ou de alguma coisa, por exemplo, de um trabalho.
Mas quando isso se torna fora de controle, só gera frustração e angústia, pois nunca vais ser da forma que queremos ou imaginamos o caminho neste caso muitas vezes e desistir.
Tentar procurar estabelecer expectativas realistas sobre a vida é a melhor forma de lidar de modo mais saudável, consigo mesmo e com as pessoas ao nosso redor.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O que o outro vai achar?


Percebo que são muitas as pessoas que baseiam a sua vida na figura do outro, que se norteiam a partir do olhar do outro, o outro neste caso á a sociedade.
Desde que nos entendemos por gente existem padrões definidos de como devemos ser e agir no mundo, o que foge ao padrão não é bem visto.
E muitos ficam ou tentam ficar dentro dos padrões por temer não ser bem visto julgado e avaliado, quem até ser excluído.
Os que ousaram foram julgados e rotulados de todas as formas possíveis, muitos banidos do convívio do di normal, ou seja, pagaram o preço.
Mas sempre me pergunto por que de se ter um padrão, uma linha única de atitude e de pensamento?
Mas logo me vem uma resposta é mais fácil de lidar, de controlar quando se é tudo igual, tanto o é que vejo muito isso no consultório quando um cliente que vivia dentro dos padrões estabelecidos, preso numa caixinha, pois sempre se perguntava o que os outros vão pensar e deixava de ser quem ele realmente gostaria, como a quebrar as barreiras do medo e passa a ser ele mesmo, todos começam a dizer – nossa você mudou muito, nossa você não era assim, essa terapia não está te fazendo bem.
Mas o que acontece é muito simples a pessoa déia de ser o que outros querem que ela seja e passa a ser ela mesma, e basear seus atos e pensamentos a partir dela mesma.
Sheila Regina