
Algumas pessoas são movidas a sempre buscarem o reconhecimento.
Seja pelo bem ou pelo mal, necessitam de que o outro o aprove, ou desaprove, mas que em algum momento toda a atenção esteja voltada para ela.
São pessoas que só estão satisfeitas ou só desenvolvem seus passos a partir daquilo que o outro estabelece para ela.
Penso que são personalidades frágeis que se apóiam em outra personalidade para se sentirem estruturadas, criando vínculos pouco saudáveis de dependência.
O reconhecimento é necessário como se fosse um combustível emocional, com preço muitas vezes caro para ser abastecido, e as formas de se obter nem sempre são razoáveis.
Em muitos casos vemos uma pessoa que se sujeita s mais variadas situações para ser reconhecida, algumas não são tão prejudiciais, porém outras constrangem e humilham quem necessita desse artifício emocional.
São pessoas que fazem até o que não querem para agradar, esperando que o outro reconheça o seu esforço, não sabem dizer não, um exemplo muito comum são de jovens que se submetem a situações de perigo para serem aprovados pela galera e provarem que são fortes e corajosos. Há ainda aqueles que se humilham por migalhas de atenção, se anulam em função do outro por medo de perderem ou magoar.
A falta, o vazio internos, a baixo auto-estima, acabam desencadeando uma sensação de menos valia, e a pessoa passa a desenvolver formas de pedir atenção e reconhecimento pouco saudáveis.
Muitas entram num círculo vicioso e só com ajuda especializada conseguem estabelecer relações mais saudáveis consigo mesma e com os outros.
Sheila Regina