
Não preciso dizer que a depressão é o grande mal do século, quase todo mundo já passou por algum grau de depressão ou teve alguém próximo que passou ou passa por isso.
A depressão vem assola a integridade emocional e física como se quisesse dilacerar todas as possibilidades de ser feliz.
Mas porque isso acontece?
São várias as hipóteses de a depressão atingir nossa integridade e se tornar dona da situação pode ser hereditária, decorrência de alguma doença, e de situações emocionais enraizadas, ou atuais de nossa vida.
Seja de qual ordem ela for leve ou grave, não deve ser negada, posta de lado se “empurrando com a barriga”, porém ela também não deve ser super valorizada e servir de muleta para justificar os fracassos da vida.
Às vezes o remédio dói mais que a doença.
Sofrer de depressão em alguns casos é de – pressão, ou seja, quando nos vemos pressionados por fatores internos e externos, vamos seguindo o caminho do sofrimento e da angústia, encurralados pela dor e pela impotência.
Na depressão somos como crianças de colo que ainda dependem de alguém que cuide e choramos, mas ninguém escuta ou não entende o motivo do choro, pois já que estamos alimentados, secos e vestidos porque chorar?
A dor é muda e cala o coração, tudo se torna frio e sem cor.
A depressão também vem pra nos mostrar que temos algo a mudar em nossa vida, é o tempo que a vida nos dá para pensarmos e olharmos para dentro de nós mesmos e refazer aquilo que não está bom.
Tudo é uma questão de ponto de vista, nada é por acaso.
Olhe para dentro de si e pense com carinho o que precisa mudar. Se não conseguir por si só busque ajuda de algum especialista, depressão não tratada com remédio e psicoterapia se torna crônica, portanto se cuide.
Sheila Regina